sábado, 15 de agosto de 2009

Nirvana





CURIOSIDADES DOS SHOWS DA BANDA
Pesquisado por: Diogo Santos



*foto tirada na BBC Studios (Top Of The Pops) - London, United Kingdom

1985 - GESSCO Hall - Olympia, WA
A primeira performance de que se tem notícia de Kurt. Ele apenas recitou alguns poemas e improvisou instrumental de músicas de Dale Crover e Buzz Osbourne. Tocaram com o nome de Brown Towel.

1987 - House Party - Raymond, WA
A essa altura a banda era Kurt Cobain (vocal e guitarra), Krist Novoselic (baixo) e Aaron Buckhardt (bateria). Foram tocadas músicas "desconhecidas" como "If you Must" e "Pen Cap Chew", além dos covers do Led Zeppelin, "How Many More Times" e "Heartbraker". Há rumores de que a banda tocou "Stairway to Heaven", mas nada foi confirmado. Algumas pessoas ficaram putas pois a banda não tocou muitos covers e ainda bebeu toda a cerveja do lugar.

23/01/88 - Community World Theater, Tacoma, WA
Show importante para a banda, até agora o vídeo mais antigo que se tem do Nirvana é desse show. Foram tocadas músicas obscuras como "Anorexorcist", "Raunchola" e até uma jam de "Moby Dick" do Led Zeppelin.

19/03/88 - Community World Theater - Tacoma, WA
Possivelmente o primeiro show com a banda se chamando Nirvana. Dave Foster tocou bateria. Chad Channing estava assistindo a banda pela primeira vez.

24/04/88 - The Vogue (Sub Pop Sunday) - Seattle, WA
O primeiro show da banda em Seattle. Muitas pessoas que assistiram ao show disseram que foi horrível. Kurt estava muito nervoso, nas palavras dele: "Aquilo não parecia um show de verdade, eu estava muito nervoso, parecia que haviam pessoas com placas julgando com notas como estaria a banda".

30/10/88 - Evergreen State College (Dorm Party) - Olympia, WA
Esse show tem uma história muito estranha, pois foi tocado em um apartamento bem pequeno. Nas fotos aparecem Kurt e Krist com algum líquido vermelho pelo rosto e corpo, parecendo ser sangue. Uma pessoa que viu o show disse: "Foi muito estranho, eu estava muito preocupado porque com todo aquele povo pulando, eu achei que alguém ia sair dali machucado, mas felizmente tudo correu bem." É o único show de que se tem certeza que foi tocada "Big Long Now".

18/07/89 - Pyramid Club (New Music Seminar) - New York, NY
Quando a banda estava tocando "Floyd the Barber", um homem bêbado subiu no palco e gritou no microfone: "Fucking shit" e ficou lá pirando no meio do palco. Então Kurt tentou jogar ele de volta para o público, mas não conseguia. Krist até tentou empurrá-lo com a bunda mas não deu certo. Depois de muitas tentativas, ele e Jason Everman atiraram o sujeito para o público outra vez.

22/11/89 - U4 - Vienna, Austria
Esse show foi muito legal, a banda tocou com energia e no final Kurt chamou Tad para tocar guitarra em "Help Me I'm Hungry". Logo após "Dive", um cara muito bêbado não parava de pedir "About a Girl". Ele começou a gritar histérico: "Toquem 'About a Girl' cara. Afine a porra de sua guitarra e cante sobre foder garotas". Até que Krist se irritou e respondeu gritando também : "Eu canto About a Girl todo dia, o que você quer? Você não respeita garotas... Estamos em 1989, o que há com você cara?", e um monte de coisas a mais. Então Kurt disse: "A propósito, Krist é uma garota, essa música se chama 'About A Queer'". Durante o show Krist canta um pedaço de "I'm a Boy" do The Who.

27/11/89 - Piper Club - Rome, Italy
Nesse dia Kurt estava muito nervoso e irritado. O show estava correndo "bem", até que em "Spank Thru" Kurt erra feio na letra e quebra toda sua guitarra. Pode-se ouvir na gravação o público gritando em coro "OWWWW". Kurt teve um colapso nervoso e ameaçou se matar depois.

03/12/89 - Astoria Theatre (Sub Pop Lame Fest) - London, United Kingdom
Nirvana e Tad se atrasam muito para chegar no Astoria Theatre. Chegam meia hora antes de subir no palco. Nirvana iria abrir o show (a ordem era: Nirvana, Tad e Mudhoney). O lugar estava lotado. A guitarra de Kurt falhava e ele tinha que arrumar entre cada música. Portanto, Kurt jogou sua guitarra no fim do show em Krist, que destruiu ela com o baixo. Krist depois, descontou sua raiva pondo o baixo em volta da cabeça, sustentado pela alça. A alça arrebentou e quase atingiu Dan Peters. Poneman se referiu ao show como 'um dos grandes momentos da minha vida'.

20/01/90 - Legends - Tacoma, WA
Show muito legal, teve muitas músicas para esse ano de 1990, onde as setlists não eram muito grandes. Enquanto Kurt afinava sua guitarra, Krist cantou um pedaço de "All You Need is Love" e "If I Fell" dos Beatles. Logo após "Scoff", um dos caras do Mudhoney, que estava assistindo ao show se envolveu em uma briga com uma pessoa do público. Então Krist ou Kurt disseram no microfone algo como: "Hey, larga ele, ele é nosso amigo".

26/04/90 - Pyramid Club - New York, NY
Kurt afirmou estar muito puto nesse show, a ponto de não querer tocar nada. Resultado: Foi uma zona. O baixo de Krist falha várias vezes, a banda erra "Been a Son" e tem que começar tudo de novo. No final do show tudo foi demolido.

02/05/90 - The Milestone - Charlotte, NC
Kurt tinha comprado uma guitarra barata, e pagou o "preço" por isso. O som estava falhando muito, então Kurt improvisou em "Love Buzz" trocando a parte de "please don't decieve me when i hurt you, just ain't the way it seems" para "i bought a new guitar for 150 dollars and it really sucks", ficou bem engraçado.

22/09/90 - Motor Sports International and Garage - Seattle, WA
Este foi o único show que Dan Peters tocou para o Nirvana. A banda tocou super bem apesar de entre quase todas as músicas, alguém derrubar o microfone ou esbarrar em Kurt ou Krist. Dave Grohl estava no público.

25/10/90 - Leeds Polytechnic - Leeds, United Kingdom
O público estava realmente fora de controle e em "School" Kurt improvisa as letras. As pessoas não paravam de subir no palco, e sempre esbarravam em Krist e Kurt. Derrubavam o microfone várias vezes, e um cara até tentou roubar a guitarra de
Kurt. Ele estava ficando irritado com tudo isso e em uma das vezes mandou uma pessoa de volta para o público com sua guitarra.

25/11/90 - The Off Ramp Cafe - Seattle, WA
Um dos shows mais importantes na história do Nirvana. A banda estava muito afim de tocar nesse dia. Tocaram pela primeira vez músicas como "Aneurysm", "Oh the Guilt" e "Verse Chorus Verse". O som estava perfeito. Existem rumores de que foram tocadas 26 músicas e não apenas 17 como constava na setlist. Há rumores de que "Radio Friendly Unit Shifter" foi tocada neste show.

02/03/91 - Canada
Não é um show marcante na verdade, pois nem mesmo há uma amostra de áudio. A única coisa que se sabe é que a banda foi vaiada.

17/04/91 - O.K. Hotel - Seattle, WA
O que pensar quando ouve-se a palavra "OK Hotel"? Para os fãs mais ligados a shows, já vem logo a primeira performance de "Smells Like Teen Spirit" na cabeça. Aliás, com letras muito diferentes da que está no Nevermind. No vídeo pode-se ver a dificuldade de quem estava com a câmera no meio do público, pois estava uma verdadeira zona. Realmente marcante.

23/08/91 - Reading Festival - Reading, United Kingdom
O Reading Festival é um dos festivais mais famosos de rock na Inglaterra. Em 91 o Nirvana estava em excursão pela Europa e botou pra fuder nessa edição do festival. Eugene Kelly, vocalista dos Vaselines cantou Molly's Lips junto com Kurt. A banda ainda tocou uma jam de "The End" do The Doors antes de "Blew". No final, após "Endless, Nameless", Kurt se joga na bateria e desloca sua clavícula. O que ele fez depois disso? Saiu dando tchau para o público como se nada tivesse acontecido.

25/08/91 - Pukkelpop Festival - Hasselt, Belgium
Como o Nirvana não era muito conhecido ainda, eles tocaram ainda no período do dia, abrindo para bandas mais "importantes", como Ramones. Um integrante dos Ramones narra um fato muito engraçado ocorrido antes do show : "Como éramos uma das bandas-chave, tínhamos uma mesa enorme no backstage onde cabiam muitas pessoas. O Nirvana tinha uma mesinha da qual cabiam 4 pessoas, eles e mais um roadie. Quando chegamos ao local, estava a banda toda (Nirvana) se esbaldando e comendo pra caralho naquela baita mesa. Então descobrimos que o Kurt havia trocado as placas dos lugares das bandas. Aí pensei 'Tá aí um cara com senso de humor'".

01/09/91 - De Doelen - Rotterdam, The Netherlands
A banda está bêbada e entediada, ou as duas coisas. Neste show Kurt está vestindo uma roupa parecida com uma de médico de laboratório. Em "About a Girl" a guitarra de Kurt falha e o Dave faz batidas 'funks' na música. Em "In Bloom", entram só a bateria e o baixo, tudo pára. Começa outra vez. Novamente a guitarra falha. Então Kurt abre os braços fazendo sinal de que não acredita naquilo. Krist vai pra perto dele e começa a puxar a etiqueta de sua camisa falando algumas coisas. Quando estão tocando "Negative Creep", a guitarra de Kurt falha outra vez, aí ele fica completamente puto, tira a guitarra, sobe na bateria enquanto Dave está tocando e derruba tudo. Dave então agradece o público e sai. Só sobra Kurt no palco demolindo tudo que vê na frente. Ele bate a cabeça nos amplificadores, esvazia uma garrafa de água numa pessoa do público e fica correndo de um lado pro outro de braços abertos. Até que então se envolve numa briga com um homem que estava encostado atrás do palco. Os seguranças separam os 2 e Kurt vai embora.

05/10/91 - 40 Watt Club - Athens, GA
A banda estava bêbada e desafinada, mas o show foi aparentemente incrível. Durante "Endless, Nameless", Kurt salta sobre o projeto do cenário e arranca isso do teto, incitando o público a subir no palco com a banda e quebrar tudo.

19/10/91 - Trees Club - Dallas, TX
Sabem "Love Buzz" que aparece no Live Tonight Sold Out? Então.. é deste show! A banda começa com uma jam chamada "Formaldehyde". Quando "Aneurysm" começa, inicia-se a zona. O público não parava de dar mosh e invadir o palco, que era muito próximo mesmo às pessoas que assistiam ao show. Em "Drain You" o microfone de Kurt é derrubado. A música seguinte é "School". Ah, que bagunça! E dá-lhe invasão de palco. Até que Kurt tenta chutar um cara que vai dar um mosh, mas erra o chute. Em "Polly" a guitarra simplesmente desaparece, Kurt pisa forte nos pedais e os chuta, mas nada adianta. O som retorna totalmente desafinado. Imediatamente após o fim da música, Kurt destrói sua guitarra na mesa de som (que era do amigo do segurança). O show pára. Sete minutos até arrumarem outra guitarra pra ele tocar. Depois disso o som saía por uma caixa só e o vocal estava totalmente prejudicado. Em "Love Buzz", Kurt pula no público e o segurança (já meio puto) puxa seus cabelos e tenta socá-lo. Kurt acerta-o com uma guitarrada na cabeça. Quando Kurt volta ao palco, leva um soco na nuca e cai no chão. Dave
pula da bateria, Krist deixa o baixo, e vão separar Kurt do segurança. A cabeça dele estava que era só sangue. O segurança então sai do lugar pra não ter mais confusão. Outros dez minutos pra tudo retornar ao normal. Krist sobe até um local para ajeitar seu baixo, Dave não fica na bateria, e Kurt apenas dedilhando sua guitarra, tocando "Pennyroyal Tea". De repente joga sua guitarra levemente na bateria. Tudo retorna ao normal e o show continua por mais 35 minutos. Quando o show acabou e a banda estava deixando o clube, o segurança e seus amigos saíram correndo atrás da banda dizendo "Vou matar você" (se referindo à Kurt). Então a banda entrou num táxi e vai embora.

31/10/91 - Paramount Theatre - Seattle, WA
O Halloween de 1991 foi em um único lugar apenas: No Paramount Theatre. Sim, pois o resto era apenas brincadeira de criança. As bandas que tocaram essa noite: Screaming Trees, Bikini Kill, Mudhoney e Nirvana. Foi um dos shows mais enérgicos da banda, aparecem muitas músicas no Sold Out!. Porém nada de estranho aconteceu nessa noite. Após o show, um jornalista brasileiro foi ao backstage e perguntou pro Krist: "Olha, somos do Brasil e marcamos uma entrevista com vocês, não te disseram?" e ele respondeu: "Brasil? Entrevista? Não sei de nada não." Quando perguntado sobre o que achou do show ele respondeu com 2 palavras "Fucking Great!" (legal pra caralho).

23/11/91 - Vooruit - Ghent, Belgium
Um ótimo show, com uma puta setlist! "Talk to Me", "Oh the Guilt" e "Curmudgeon" foram tocadas nessa noite. "On a Plain" tem 2 takes, pois no primeiro Kurt para de tocar e dá um mosh. Em "Where Did You Sleep Last Night", Krist está tocando bateria e Dave o baixo enquanto está deitado no chão. Depois alguém vem e ataca Kurt, incitando ele a jogar sua guitarra (pode-se ver isso no Sold Out!). Nesse momento, Dave sai do palco, e Krist começa a tirar a roupa. No final, Courtney sobe ao palco.

25/11/91 - NOB radio studio - Hilversum, The Netherlands
Foram 40 minutos, incluindo vários erros. Estavam pedindo pra banda tocar "Polly" e "Smells Like Teen Spirit", mas Kurt não estava afim. No final, Kurt e Dave vão embora e Krist fala: "Nós sabemos quando fodemos tudo".

25/11/91 - Paradiso - Amsterdam, The Netherlands
Mais um dos ultra-conhecidos shows da banda. Em "Come as You Are", Kurt canta com uma voz horrível, zoando com toda a música. No final do show, Kurt joga sua guitarra na bateria e se atira nos braços de Dave, que o ergue até em cima e depois os dois ficam abraçados e caem no chão juntos. Show perfeito.

27/11/91 - BBC Studios (Top Of The Pops) - London, United Kingdom
Era um programa dos Top 10 da época. A pedido do programa, a banda deveria apenas fazer playback, mas eles reclamaram. Então chegou-se a um acordo no qual Kurt cantaria e o instrumental seria um playback. Kurt cantou com voz gótica, trocando a letra para "Load up on drugs, kill your friends.." A banda mostrou nitidamente que não estavam tocando os instrumentos, com Krist jogando o baixo para cima, Dave erguendo as baquetas pro alto no solo de bateria e Kurt segurando com as 2 mãos no micro fone.

30/08/92 - Reading Festival - Reading, United Kingdom
Outra edição do poderoso festival. Um ano após a primeira aparição, desta vez eles vieram como a principal banda. Kurt entrou no palco de cadeira de rodas, e cantou um pedacinho de "The Rose", do Mudhoney. A setlist foi enorme (cerca de 26 músicas). E no final, Kurt, à la Jimi Hendrix, tocou "Star Spangled Banner", enquanto o resto da banda destruía todo o equipamento no palco.

10/09/92 - The Portland Meadows (No On 9 Benefit) - Portland, OR
Show onde Kurt conta ao público todas as merdas que axl rose disse pra ele no MTV Video Music Awards, que foi realizado um dia antes desse show. Então, um guri fala pra banda: "Ei cara, porque vocês não tocam apenas? guns n' roses é uma banda legal, Nirvana também, porque não podemos apenas curtir?" Kurt responde : "Não cara, você está errado. axl é um cara racista, homofóbico, machista, e você não pode estar do nosso lado e do lado dele." O rapaz ainda insistindo na idiotice de que axl era alguém e diz pro Krist: "Pare de falar do axl". Então Krist responde, "Oh, você quer falar do 'asshole?' e todo público ri.

30/10/92 - Velez Sarsfield Stadium - Buenos Aires, Argentina
Calamity Jane estava abrindo o show para o Nirvana, mas algumas pessoas do público começou a atirar coisas na banda, e falar coisas machistas, obrigando a banda a se retirar do palco. Então Kurt ficou puto, jogou a setlist fora e decidiu que o show seria totalmente improvisado. Logo após "Breed", Kurt toca apenas 7 segundos de "Smells Like Teen Spirit" e já começa a tocar "Beeswax". Com uma nítida falta de vontade, ele canta "Come as You Are" apenas dizendo "hey hey hey" por uma boa parte da música. Depois de apenas 11 músicas, Kurt diz: "Agora é o nosso 'break', com vocês, senhoras e senhores, Mr.Dave Grohl, que fará um solo de bateria"... Dave responde: "Desculpem, não vou dar uma de baterista." Logo após Kurt voltar, Dave fica falando toda hora no microfone: "A E O A E O". Krist fala para Kurt: "Vamos tocar In Bloom." e Kurt não se lembra dos acordes. Quando acaba "Been a Son", Dave começa a fazer batidas 'techno' e Kurt fala: "Vamos, dancem!" O público vaia. Em "All Apologies", Kurt canta o final com um gemido totalmente sem chance de se entender o que está dizendo. A última música tocada é "Endless, Nameless", da qual tem um solo de guitarra de 20 minutos.

16/01/93 - Estádio Morumbi - São Paulo , Brazil
Dave- "Havia uma loja no Maksoud Plaza, e na farmácia eles vendiam calmantes. Quando chegou a hora de ir pro estádio tocar, eu tive que procurar por Kurt, e o encontrei lá, tomando um calmante atrás do outro. Eu fiquei horrorizado. Quando entramos no palco a atmosfera era diferente de tudo que já vi. 120 mil pessoas! A primeira música que tocamos foi "School". Kurt começou cantando com uma voz absurda e tocando a guitarra muito lentamente. Eu olhei pro Krist, e ele veio e me disse perto dos ouvidos: 'Rápido, Rápido, pelo amor de Deus'. Logo antes do show, João Gordo leu uma nota feita por Krist, se desculpando por ter dito a revista Veja que 80% dos fãs do Nirvana eram idiotas. Entre as músicas "In Bloom" e "Lithium", o público pedia mais. Durante "Smells Like Teen Spirit", Kurt parou tudo e disse: "Desculpe, eu não enxergo muito bem com luz azul, senhor ou senhora da iluminação, quer me fazer o favor de apagar aquelas duas luzes grandes e estúpidas?" (foto1), se referindo a iluminação do palco. Depois a banda resolveu trocar de instrumentos: Dave foi pro baixo e vocal (foto2), Kurt pra bateria e Krist na guitarra. Eles assassinaram covers como "We Will Rock You" (do Queen, cantando "We Will Fuck You"), "Rio" do Duran Duran, "Run to the Hills", "Seasons in the Sun" de Terry Jacks, "Kids of America" da cantora Janet e "Should I Stay or Should I Go?", do The Clash. No fim do show, Kurt começou seu ritual de quebrar a guitarra, ele destruiu tudo e jogou os pedaços para a galera. Courtney subiu no palco, ela não gostou de ver a guitarra que tinha dado para Kurt no natal, ser destruída contra o chão. O show havia acabado. Eles tocaram tão mal, que parte do público foi embora. Uma revista brasileira descreveu o show assim : "Até hoje os fãs do Nirvana estão esperando um show que 'não' aconteceu. Um depressivo Kurt apenas fazendo barulho com sua guitarra foi o que vimos. Tentou até acordar o público com "Territorial Pissings" em uma guitarra totalmente desafinada. Courtney Love apareceu para tentar salvar a noite de um completo desastre, mas era tarde demais. A noite que era pra ser chamada de 'a noite do Nirvana' acabou quando o L7 saiu do palco."

23/01/93 - Praça da Apoteose (Hollywood Rock Festival) - Rio de Janeiro, Brazil
Quem tem esse vídeo já deve ter assistido ele inúmeras vezes. Kurt entrou com um pijama (veja ao lado) e dessa vez o estrago não foi tão grande quanto o de São Paulo. Tocaram uma setlist grande, e fizeram sátiras ao cigarro Hollywood. "Polly" está totalmente modificada, pois Kurt canta "Polly wants some smoke..." e por aí vai. Em "Smells Like Teen Spirit", a banda chama Flea, do Red Hot Chili Peppers, pra fazer um solo de trompete. Em "On a Plain", Kurt começa com "Been a Son". A partir de "Scentless Apprentice" Kurt começa a pirar. Ele desce do palco, vai até o público, esfrega uma camisa de flanela na guitarra e se dirige até as câmeras. Cospe nelas, e simula uma masturbação em frente de uma delas. Depois disso tudo um "encore". E lá está de volta a banda. Kurt vestido com uma camisola e enchimentos como se fossem peitos, e Dave com sutiã. Tocam 4 músicas e Kurt sai do palco de quatro, podre de chapado (pode-se ver essa cena no clipe de "You Know You're Right") . Era o adeus da banda no Brasil.

09/04/93 - Cow Palace (Bosnian Rape Victim Benefit) - San Francisco, CA
Show realizado em benefício das vítimas de estupro na Bósnia. A banda toca muito bem, inaugurando algumas músicas como "Frances Farmer..." e "Serve The Servants". A melhor música tocada nessa noite foi "Something in the Way". No final do show, Kurt sobe nos amplificadores com a guitarra e fica lá tocando. Depois que Dave para de tocar bateria, ele se joga lá de cima caindo em cima dela.

23/07/93 - Roseland Ballroom (New Music Seminar) - New York, NY
No dia do show Kurt teve uma overdose de heroína no hotel, e Courtney injetou algumas drogas nele para reacordá-lo. Ele vomitou bastante mas acordou. Quando subiu no palco, ninguém notou diferença alguma. Um show muito enérgico, com uma mini-performace acústica de "Polly", "Dumb", "Something in theWay", "All Apologies" e "Where Did You Sleep Last Night". Depois disso um "encore". Na volta foi tocada "Smells Like Teen Spirit" e "Endless, Nameless". Único show com John Duncan como segundo guitarrista.

06/08/93 - King Theater (Mia Zapata Benefit) - Seattle, WA
A última vez que o Nirvana tocou com 3 integrantes. Foram tocadas covers como "No Quarter" do Led Zeppelin e "Seasons in the Sun" de Terry Jacks. Há rumores que "I Hate Myself and I Want to Die" ou "Moist Vagina" foi tocada nesse show.

23/10/93 - Aragon Ballroom - Chicago, IL
Único show de que se tem notícia que foi tocada "You've Got No Right". Setlist grande com um som poderoso. Na Livenirvana.com uma pessoa contou uma história muito estranha. Parece que o dono do Aragon Ballroom disse que se Kurt não tocasse uma música nova ele mataria sua filha. Então, nervoso, Kurt substituiu "Lithium" por "You've Got No Right". Bem, são apenas rumores, e provavelmente boatos.

31/10/93 - James A. Rhodes Arena, University of Akron - Akron, OH
Show do Halloween de 1993. Kurt entra vestido de dinossauro, Pat fantasiado de Slash e Dave de múmia. Fala-se que nesse show foi atirado um sapato no saco do Kurt e ele puto, mijou no sapato e atirou-o de volta para o público.

10/11/93 - Springfield Civic Center - Springfield, MA
Kurt erra em "Dumb" e diz: "Me desculpem, eu errei". Depois ele dá uma bronca no pessoal falando: "Se vocês tacarem mais uma moeda ou sapato, eu vou levar minha guitarra para perto dos amplificadores e farei um feedback massivo por 1 hora. Então parem ok?".

16/12/93 - Golden Spike Arena - Ogden, UT
O Nirvana quase parou antes mesmo de começar. Durante "Radio Friendly Unit Shifter", Krist viu no público um cara aparentemente molestando uma mulher. Ele pulou no público para pegar o cara ou ver o que estava acontecendo. De volta ao palco lá estava um irritado Krist. Kurt ameaçou sair do palco e não voltar se visse aquilo de novo. O público aplaudiu e ele disse: "Um estupro não é nada que se possa aplaudir. Se alguém ver qualquer cara molestando uma garota, bata nele." A banda então continuou tocando até o final do show.

31/12/93 - Oakland Coliseum Arena - Oakland, CA
Show de virada de ano 93-94. A banda parece estar muito empolgada e faz um som ótimo. Em "Jesus Doesn't Want me for a Sunbeam", Kurt para de tocar e aponta para um cara que estava agarrando uma guria e diz: "Ha Ha Ha, olhem ele! Dando uns amassos hein cara? Você tem que ter o poder pra isso". Depois de "Blew" a banda faz uma jam e Kurt faz contagem regressiva.

03/01/94 - Pacific National Exhibition Forum - Vancouver, Canada
Kurt foi atingido por uma moeda e diz: "Oh, eu fui atingido por dinheiro canadense". Alguém na galera estava gritando toda hora por "tourette's", até que Kurt se irritou e disse: "O que você pensa que eu sou? Uma porra de um jukebox?".

19/02/94 - Patinoires du Littoral - Neuchatel, Switzerland
Neste show não há muita fala, apenas Krist pedindo para o público parar de atirar sapatos, e Kurt mandando a galera não aplaudi-los porque eles não eram bons músicos.

01/03/94 - Terminal 1 - Munich, Germany
O último show do Nirvana. Durante um tempo, havia rumores que o show foi cortado após "Drain You" ou "Dumb" pois Kurt teria perdido sua voz. Hoje em dia se sabe que o show foi completo, e que Kurt só foi no médico no dia seguinte, sendo canceladas as turnês do resto do mês. As 3 músicas que se ouviram inteiras foram "Radio Friendly Unit Shifter", "My Best Friend's Girl" e "Drain You". Porém, no meio do ano de 1999, um clipe de "On a Plain" foi visto, o que leva a crer que o show realmente foi completo.


0 comentários:

Postar um comentário

cometem sobre a banda loser e sobre meu blog.

Template - Dicas para Blogs